jueves, 8 de abril de 2010

Os Museus já não são mais programa de intelectual

Os museus estão entre as propostas culturais que conseguem um suporte mais apropriado com a multimídia. Os investimentos realizados através de estes equipamentos nos últimos anos, neste segmento, vem demonstrando as possibilidades de uma experiência de maior entretenimento, alcançando um câmbio no conceito da relação que havia entre público e obra. As visitas interativas impulsadas pela Era da Informação veio a favorecer substancialmente as variantes oferecidas para o público, tendo este uma atuação mais protagonista, o que aumenta proporcionalmente em seu interesse. Essa reconceitualização está provocando uma aproximação de um público que não tinha como hábito o consumo cultural, pois a apropriação dos recursos tecnológicos por parte dos museus vem permitindo o acesso de um perfil da sociedade que não tinha um interesse prévio por este tipo de ócio. Como veremos mais adiante as atividades realizadas abrange diferentes faixas etárias, desde a programações educativas para estudantes, como as visitas para um púbico mais generalizado que tem como única pretensão o lazer.


As possibilidades oferecidas pelos recursos multimídias são dos mais variados, desde a visita guiada, que se encontra j
á bastante difundida, até dispositivos que permitem uma maior




interatividade, como por exemplo, projetores onde o público pode simular objetos virtuais criando uma atmosfera mais lúdica. Outra idéia que vem ganhando expansão são os jogos educativos, onde um grupo de pessoas participam simultaneamnete, fazendo da experiência mais prazerosa. Por último, uma das inovações que me chamou mais atenção é poder fazer uma foto através de dispositivos que tem uma função de câmera e ao fornecer seu correio eletrônico lhe enviam diretamente a fotografia/ vídeo.


Essa relação com a informação transcende ao que se poderia defender que a obra estaria perdendo em importância diante dessas ferramentas, onde o entrentenimento se limitaria nele mesmo. A idéia da linguagem multimidia nos espaços culturais tem permitido desintelectualizar a vivência do público demosntrando o alto grau de interatividade e de entretenimento que as novas tecnologias promovem, dinamizando o processo de autoconhecimento do indivíduo e personalizando a experiência de cada um de acordo com seus interesses e criatividade.


Acredito que todo este processo que estamos vivendo, principalmente a geração contemporânea a minha, deve haver ainda um certo entrave apesar de também provocar e despertar um interesse por este novo universo de possibilidades. Ante isto me limito a sugerir e deixo algumas das propostas que tenho pesquisado nesse âmbito.

Estas são:

No Brasil

Museu da Língua Portuguesa

Catavento Cultural e Educacional

Museu do Futebol


Europa:

Museu do Louvre

Museu do Prado

Museu Thyssen Bornemisza

Museo Casa Natal de Cervantes

Museu Guggenheim

Museum Tate Modern




1 comentario:

  1. Sugiro mais um pra lista: http://palacetedasartesrodinbahia.blogspot.com/

    o museu onde estão guardadas as esculturas de Rodin, o mestre pensador.

    bjs

    ResponderEliminar