jueves, 15 de abril de 2010

GERAÇÃO REACTABLE, MÚSICA OU INTELIGÊNCIA ARTIFICIALl?

Reactable, a inovação inclusive para os inovadores. Assim eu definiria este instrumento que surge polemizando e trazendo novos questionamentos no mundo da música. Reactable é uma mesa interativa que ao manipular objetos tangíveis se emite som. A espetacularidade desse instrumento está também na sua estética visual, pois a mistura do azul translúcido da mesa, com o jogo de cores dos objetos provoca um fascinío a visão, conseguindo uma fusão de linguagens entre a música e o visual.

A interação desses objetos é o que cria a composição musical. Essa mesa de som também representa uma tela para o usuário que está interagindo, proporcionando informação do que se está compondo. O inovador desse sistema reside na possibilidade de várias pessoas interatuarem simultâneamente, o que estimula as novas tendências emarcadas pela criação coletiva.

Esta nova criação é um projeto de um coletivo de artistas digitais da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona. Apesar do seu ainda restrito uso, o instrumento está ganhando difusão, sendo sua estréia digna de repercusões na imprensa especializada, devido a artista Bjork que solicitou a sua produção a aquisição do Reactable para ser utilizado na sua turnê.

Enfim, algo tão inovador como Reactable considero de difícil explicação, chegando a ser pretensioso teorizar a obra. Os elememtos metafóricos que estão intrísecos nesses novos valores sociais baseados na criação coletiva, na inteligência artificial e na inovação se ver traduzido de maneira oportuna no Reactable. Por este motivo, melhor que as palavras é vermos, e daí sacar as conclusões, ou melhor, perguntas!!!!! Alguns videos Reactable:

No hay comentarios:

Publicar un comentario