lunes, 26 de abril de 2010

Na semana passada estive numa jornada sobre a conversão do livro de texto para o livro digital, o enfoque ao tema foi dado através de uma ótica da educação, a transformação que esta tendència vem a trazer para o sistema educativo. Apesar do nosso material de pesquisa ser a cultura e as mudanças no comportamento da sociedade com o adevento da tecnologia, a idéia é correlacionar estes fatores conseguindo analisar criticamente que intervenções isto vem a provocar na indústria editorial e na educação através de uma perspectiva cultural no sitema educativo, na chamada escola 2.0. Neste novo panorama que estamos afrontado as mudaças mais importantes são uma tranformação da antiga pedagogia; um docente com múltiplas formações; e um alunado mais participativo e protagonista do seu processo de aprendizagem.

O ponto clave dessa nova cultura educativa estaria na conversão do livro texto para o livro digital. O que é isso? Como comentamos neste blog frequentemente, a transformação dos hábitos sociais com relação ao ócio e a comunicação, sobretudo, também alcançou o âmbito pedagógico. Os câmbios que emarca esta transição está baseada principalmente nos elemenetos multimidia na relação com o conteúdo, ou seja, o aluno já não terá uma atuação parcial, pois a inserção de vídeos, dicionários, espaço de comentários e de compartilhar informação, foros e atividades evaluativas vislumbram um modelo muito mais atrativo e prazeroso com o aprendizado.

O outro imapcto seria quanto a necessiade de um novo professorado, isto é, um professor familiarizado con as ferramentas tecnológicas com capacidade de prodizir informação, interagir com o aluno e o conteúdo transmitido; compartir, criando redes inclusive com outras escolas de países distintos; editar, buscando adaptar o processo de acordo com a evolução dos alunos; e por último complementado todas essas características, usar frequentemente todas as possibilidades que os recursos multimídia lhe oferecem como suporte, as redes sociais, wikis e mensajerias instâtaneas.

Citado essas dois características da nova escola que se anuncia, é evidente que o alunado não estaria inerte dessa transformação. Minha análise é que essa nova geração tende a realizar essa conversão de maneira muito mais natural, pois a familiaridade com a tecnologia é algo já presente no seu convívio social, estando já inerente nas suas relações.

Finalizando, o impacto dessa revolução digital atingirá o setor editorial, pois, primeiramente, todo o processo já tradicional de produção e distribuição já não servirá para este novo modelo. Outro fator relevante será a exigència de uma nova linguagem, pois o conteúdo digital não se centra somente na textualidade, mas o uso de hipervínculos, fotografias, vídeos, buscadores e espaço de comentários.

1 comentario:

  1. Gosto particularmente do terceiro parágrafo. Eis a grande necessidade do momento.
    um beijo.

    ResponderEliminar