lunes, 29 de marzo de 2010

Elementos multimídia no Teatro, será um encontro possível?

* a foto aqui divulgada foi extraída da "La Fura dels Baus" do espetáculo "Xarxa 25", a qual tem todos os direitos de uso a nivel comercial.


Passado dois dias que se celebrou internacionalmente o Dia do Teatro e a nivel nacional- em terras tupiniquim- o Dia Nacional do Circo, gostaria de expressar minha homenagem a essa Arte, cuja qual consegue reunir todos os sentimentos que um ser humano pode manifestar, por isso está tão próxima da gente e da condição natural de "ser". O teatro esta aí, e não vemos, e quando entramos nessa caixa o que era simples se transforma em beleza, assim é o teatro. Salve os atores e diretores!!! E também a todos aqueles profissionais que se dedicam a esse labor.

Mas quero fazer dessa dedicação somente uma introdução do tema a ser tratado, pois junto com essa homenagem busco também questionar algumas inquietudes alimentada pelas novas tendências que vem se experimentado no teatro. Além de minha declarada entrega a esta Arte, quero aqui poder fazer uma tentativa de enlaçar dois universos que vivem paralelamente, porém que se unem no momento que trasversalizam suas linguagens: as artes cênicas e sua contetualização no campo da multimídia. Esta nova proposta, onde já se apresenta alguns grupos de pesquisa desenvolvendo projetos, pelo menos pessoalmente, é motivo de perguntas e curiosidade.

Casualmente, semana passada, no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona- CCCB, recebi a informação que um coletivo de artistas chamado GTMDA, estaria realizando uma apresentação de seu trabalho. Nesse coletivo está o GP Poética, que é um grupo de pesquisa de poética tecnológica em dança da Universidade Federal da Bahia (
www.mapad2.ufba.br), este detalhe me fez aumentar meu interesse por viver essa experiência. Como todo ritual procurei chegar com antescedência ao local, rompendo com todos os meus hábitos de um bom brasileiro. Cheguei, pude encontrar amigos, relaxar um pouco, essas coisas que antecede o início de um espetáculo. Então, de repente,começou e... a sensação era que faltava... mas o que? Essa pergunta também me faço, pois é díficil de responder. Mas sendo conciso diria: faltou teatro.

Antes de qualquer crítica e discussão sobre essa proposta, quero ressaltar que não vir aqui com uma idéia retrógrada e que não sou um cético reacionário. Pelo contrário, me desperta, me inquieta todas essas novas linhas e se for para o crescimento das artes cênicas serei o primeiro apoiar, escrevendo no meu blog e difundir o trabalho desses artistas. Entretanto, o que vi foi um projeto numa fase ainda com grandes doses de experimentalismo e que faltava elementos que me situasse dentro do que é as artes cênicas. Esse ritual que comento mais acima, de chegar, do encontro, de entar nessa caixa cênica chamada Teatro, esperar pelo terceiro sinal, a surpresa no suceder das cenas, o vivo visceral, o conflito, tudo isso foi o motivo do meu descontentamento e de minhas dúvidas sobre que tipo de teatro queremos fazer.

Uma vez mais, a nivel de ratificar, me interessa todas as idéias referentes a inovação e assuntos afins como a Era da Informação, estou completamnete de acordo que é uma época de câmbios e temos que ser atores neste processo. No entanto, uma pergunta que não pude acalmá- la devido ao escasso tempo para o debate aí no CCCB: aonde que chegar essa nova linguagem? Será que é possible ter uma função paralela as encenações tradicionais, onde se baseia no ator? Enfim, ficam as dúvidas, mas também a ceretza que existe profissionais competentes pesquisando e que estão vivendo um processo de descobrimento e ERRANDO também, pois assim se cria Arte!

Antes de fechar as cortinas e finalizar o espetáculo jejeje. Gostaria de deixar algumas sugestões e também se conhecem mais coletivos que estão pesquisando, sobretudo de Brasil, queria ser apresentado.
Para acabar finalizo com uma frase da pesquisadora- doutoranda Ivani Santana: " A cultura digital não é um assunto de informáticos, senão um tipo de pensamento que contém outros tipos de conceitos e compreensão do mundo."

A compartilhar experiências!!!!!
La Fura dels Baus- compañia catalana que é cosiderada a pioneira dessa linguagem em Espanha
Taller Hello World- coletivo de artistas entre eles atores, circenses, programadores que pesquisam uma nova linguagem nas artes cênicas.

Era tudo... espero por vocês!!!!



1 comentario:

  1. Gosto de compartilhar de suas inquietudes. vc no todo. vc sabe..

    saudades.
    meu beijo.

    ResponderEliminar