sábado, 20 de marzo de 2010

Boa pergunta, o que é multimidialidade?


Antes de começar, realmente, a lançar idéias e projetos que estão sendo desenvolvidos no setor multimídia, tive, vamos dizer, um momento iluminado e me perguntei: será que todos os leitores do blog sabe o que é multimídia? Esse questionamento vejo oportuno antes de qualquer avanço no assunto, para inclusive chegar em situações mais complexas nesse binômio onde nos circundaremos: cultura e multimídia. Como última aborgagem antes de ir concretamente o que é a definição do término, gostaria de invertir a ordem e citar um exemplo clássico de um produto multimídia que praticamente todos que convivem nesse espaço virtual compartilhan, as redes socais.

No caso do Brasil, o consagrado e também obsoleto Orkut, é um médio que faz parte do hábito social no nosso país, nesse mesmo rol cito o My Space e os ascendentes Facebook e Twitter, como produtos multímídia que atualmente vem logrando um grande êxito no Brasil e também num contexto mundial. Esse domínio compartilhado entre esses três poderosos, se deve as suas variadas possibilidades de interatividade, característica esta cada vez mais fundamental nesse entorno. Com esta pincelada, o que talvez era algo distante podemos ver que essa coisa chamada multimídia esta intríseco ao nosso dia- dia, e um assunto comum a uma importante parte da nossa sociedade.

Então, o que é multimidialidade? Multimidialidade é qualquer objeto ou sistema enriquecido por uma tecnologia multimídia, sendo esta um conjunto de linguagens que transmiten uma comunicação através de múltiplos meios. Esses meios podem ser textuais, gráficos, som, animação e vídeo. Nessa esfera tem crescido uma tendência a favor de uma produção multimídia que ressalte suas qualidades de interatividade, ou seja, onde a idéia de espectador seja transformado para um indivíduo usuário desse produto, tendo uma participação mais ativa e protagonista. Mas, essa tendência não se pode dizer que seja unânime, a multimidialidade começa muito antes, quando sua produção tinham características mais lineares, como exemplo, um vídeo ou a própria televisão. Uma outra variante nesse universo seria a hipermedialidade, que é uma conjunção de elementos multimída que permite um elevado grau de interatividade. Nesse mesmo parâmetro, seu estágio máximo se alcança com a realidade virtual permitindo uma experiência vivencial, cuja qual o indivíduo utiliza de sensores pra chegar a essa sensação híbrida entre o real x virtual.

A expansão da indústria multimídia vem provocando importantes reações em diferentes setores, requerendo uma restruturação nos planos estratégicos de diversos diretivos. Alguns setores já demosntram uma estratégia cujo esse espaço vem se transformado em seu principal target. Exemplificando, no setor de negócios a comunicação em rede permite uma maior tranversalização na comunicação interna das organizações como também manter um feedback com seu público, podendo conhecer dessa maneira suas necessidades.


Seguindo, estaría o boom del e- commerce, e tendências que falaremos num outro momento como "the long tall", que vem revolucionando o mercado digital e provocando uma crise sobretudo nas industrias culturais. Na educação já podemos dizer que é uma realidade os métodos interativos de aprendizagem, como caso prático está o surgimento de centro de estudos acadêmicos virtuales. Nos lugares públicos, poderíamos citar os pontos turísticos- como museus, centros de interpretação e espaços de interesse turístico em geral- que permitem obter informação através de um computador com programas específicos. Los GPS, também vem ganhando cota de mercado- apesar de seu uso ainda está restrito a uma classe minoritária- através da tecnologia de celulares como o Iphone. E finalmente em las residências, nesse espaço sua inserção se pode dizer a mais disseminda na sociedade, através dos televisores e o uso do controle remoto. E ultimamente os canais a pago vem intensificando e expandindo o uso e a cultura da interatividade em nossa sociedade.


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