jueves, 18 de marzo de 2010

Uma Nova Vanguarda, um novo começo...

A idéia de ter um blog é algo que vem me inquietando a bastante tempo, a verdade que inclusive já houve intentos de minha parte, mas por um ou outro motivo não evoluiu como eu esperava, é verdade também que ná época o contexto era outro, a idéia de um blog para mim é um lugar onde eu possa me expressar, mas não uma expressão aleatória, queria ter realmente um assunto para dividir nesse espaço. Então, descoberto o tema que será o próposito de sua existência, me questionei em que idioma escrever o blog, afinal tenho uma temporada larga em Espanha de três anos e alguns meses que ainda terei pela frente, mas devido a meus objetivos estarem de uma forma mais concreta do outro lado do continente, essa decisão pesou para meu idioma materno, o qual também tenho muitas saudades de falar e escrever principalmente.
Agora, depois de essas interrogações que a princípio pulsaram até eu alcançar a criação do blog, gostaria de contar um pouco do meu perfil profissional o que também me ajudou para definir o tema que se dedicará este espaço. Primeiramente gostaria de dizer que sou um apaixonado pela arte, me iniciei no teatro, um lugar que me fez descobrir meu "Eu" e sugerir na vida, me fez perder o que se constrói em um processo comum da vida, o julgamento. Depois do teatro desaprendi a julgar, já não sei o que é o bem, nem o mal, não me interessa os maniqueísmos. Mas enfim, essa foi uma fase que me durou alguns anos e acredito que a sua passagem foi fundamental para chegar numa outra etapa de minha vida. Surgiu Espanha!!! E junto muitas perguntas, o que fazer, teatro? Cheguei e não encontrei o que me interessava, era uma ourta linguagem, outros gestos, outros por quês que não eram os meus. Mas dela já não podia sair, a Arte já estava em mim e na minha maneira de viver, o passo atrás já não podia ser dado, seria um suicídio. Me encontrei com a gestão cultural, algo novo na minha vida, mais que sempre tinha me despertado uma curiosidade, me fascinava também os bastidores desse mundo de olofotes e da cultura, essa que cada um já nasce e se identifica com sua gerações e o outro, seja numa comunidade ou numa metrópole. Nesse rumo evoluiu minha trajetória profissional em Espanha, mas ao mesmo tempo havia um sentimento de que faltava... haviam lacunas, algum conhecimento que eu pudesse ter uma atuação e estratégias mais precisas no setor cultural. Toda a idéia de Tecnologia da Informação e Comunicação- as TIC's. começou a me despertar um fascínio por suas possibilidades e o dinamismo que envolve uma produção utilizando essas ferramentas, principalmente quando isso se refere as licenças de uso da propriedade intelectual, no senso comun o direito dos autores. Outra rama seria os paradigmas que a industria cultural vem afrontando e a polêmica da pirataria. Nisso, tive uma passagem pela Hangar- um centro de produção de Artes Visuais- profissionalmente o mais interessante que pude experimentar, pois aí havia uma conexão com projetos que estavam pelo mundo e de repente vinham parar alí, essa experiência me proporcionou está em contato com diversas linguagens e novas tendências no campo da multimidialidade. Aí estive trabalhando em um projeto de urbanismo- arquitetura multimídia e depois num desenho de um projeto para a realização de uma Web TV. Assim, neste seno, começa a ser delimitado meu entorno de pesquisa e minha compreensão do que era a Gestão Cultural e os desafios que eu estaria me propondo. Esta inquietude me fez encontrar com o setor multímidia e seu proceso de produção. A produção multímidia, que também foi um desafio acadêmico, a qual me especializei nesse último mês de março, me permitiu adquirir um conhecimento estrito e uma via de atuar dentro das diversas maneiras. Então, nessa perspectiva, nessa miscelânia, me vejo amadurecido e capaz de escrever e manter atualizado esse blog. O conteúdo a ser abordado buscará reunir projetos que se estão desenvolvendo dentro do segmento, sendo, por tanto, um espaço de consulta, debate e de seguimento de amigos que me acompanharam em todo esse meu processo compartilhando de idéias e inquietudes, como também um lugar de encontro de profissionais, aonde possamos nos conhecer e trocar experiências.

Sejam todos bem- vindos!!!!

5 comentarios:

  1. Muchísima suerte en este nuevo comienzo y en todos los que vengan detrás!

    ResponderEliminar
  2. Gracias Xavi por el apoyo. Espero que puedas entender el idioma.

    ResponderEliminar
  3. Ei luis - conectando desde tu amado Brasil - libre enfin ! - me alegro mucho k has empezado este blog - parabéns ! hasta pronto . pedro

    ResponderEliminar
  4. Que bom!!!! Um cantinho para as minhas consultas. Sucesso e encha de informações pr'eu pescar. Mas compartilhar tbm.
    Um beijo,
    Lygia Fuentes

    ResponderEliminar
  5. Gracias a todos por el incentivo, me siento sinceramente animado en mantener este espacio. Que disfruten y compartan!!!

    ResponderEliminar